domingo, 22 de março de 2009

Tipos de chás


O chá preto é o mais popular. É produzido a partir da planta Camellia Sinensis, através de processos naturais de secagem, fermentação e oxidação. O chá preto é totalmente fermentado (o nome de chá preto deve-se à côr castanha escura acobreada que as folhas adquirem no final do processo). O chá Oolong é parcialmente fermentado, deixando um sabor delicado. O chá verde não é fermentado, e produz um sabor límpido e aromático.


Chá Preto – uma das mais conhecidas variedades é o English Breakfast, um chá forte, habitualmente tomado com um pouco de leite.

O seu consumo regular previne a ocorrência de ataques cardíacos e enfartes. Reduz níveis de colesterol no sangue.

Chá Verde – normalmente proveniente dos países asiáticos. Uma das variedades mais conhecida é o China Green Pekoe, que tem um sabor forte, fresco e ligeiramente adocicado; deve ser bebido simples, a qualquer hora do dia. Menos forte, o Japan Bancha é muito aromático, e de sabor doce e frutado. Pode ser bebido às refeições ou como refresco. O chá Gorreana (do tipo Orange Pekoe), produzido nos Açores, para além de muito saboroso é ainda um dos mais ricos em antioxidantes. A Gorreana tem a particularidade de possuir a única fábrica de chá da Europa.

É importante na prevenção do câncro, em casos de colesterol alto, cáries e gengivites (fluoreto). Protege contra um grande número de infecções fúngicas, bacterianas e virais (como as vulgares constipações). É bom para o trato digestivo e circulação sanguínea, torna mais lúcido o raciocínio. Pode interromper a diarreia. Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins. Normaliza a função da tiróide. Facilita a regeneração da pele. Melhora a respiração dos asmáticos (por acção da teofilina).
Por outro lado, deverá limitar a ingestão de chá verde se tiver problemas de estômago, complicações cardiovasculares, tendência a cólicas ou ataques de ansiedade.

Chá Oolong - proveniente da China e Taiwan; o mais conhecido é o China Oolong (também conhecido como “China Ti Kwan Yin”, ou “Chá da Deusa de Ferro da Misericórdia”): este é um chá muito especial, de sabor suave e aromático, que se deve beber simples, sem qualquer adição de leite ou açucar.

O Chá Oolong é muitas vezes considerado um “meio-termo” entre os chás preto e verde.

Chá Branco (Sri Lanka) – este chá, bastante raro, deve ser bebido simples, após as refeições, como digestivo, ou como um leve chá da tarde.

Chás aromatizados – são feitos através da adição de sabores ao chá preto, verde ou Oolong. O mais famoso é o Earl Grey, conseguido através da adição de bergamota ao chá preto. O English Breakfast é também bastante conhecido, e o Lapsang Souchong tem-se tornado também bastante popular.
Cabelos secos - salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.
Cabelos oleosos - alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).
Cabelos com caspa - camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).
Para tonificar o cabelo - calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).

Formas para acabar com certas doenças que se podem curar em casa



Todos sabem do mal que os remédios químicos causam à nossa saúde, por isto muitos preferem utilizar a medicina das ervas como alternativa para fugir deste perigo.Existem muitas receitas caseiras de remédios feitos com ervas . Veja a seguir algumas:
Acidez Estomacal Esse problema pode ser resolvido acrescentando-se nabos e batatas cruas ralados ao cardápio do paciente, que deve ainda tomar uma xícara diária de chá de alfafa.
Alftas Uma forma simples de acabar com o incômodo causado pelas aftas é mastigar uma folha de alecrim por cerca de 3 min.
Asia Simplesmente mastigue folhas de framboesa.
Bronquite Tome chá feito de folhas de eucalipto adoçado com mel.
Catarro Para acabar com o catarro ferva 20g de verônica mais 1L de água em fogo brando.Deixe esfriar um pouco e cue.Beba 4 copos durante o dia.
Cólicas Existem vários tipos de cólicas e por isto vamos ensinar uma receita para cada tipo.
Cólicas Renais Esmague algumas sementes de melancia.Paralelamente a isso coloque meio litro de água para ferver. Em seguida acrescente as sementes esmagas à água fervente e abafe a mistura por cinco minutos.Substitua a água pura por este preparo por uma semana.
Cólicas do Útero Tome chá de melissa várias vezes durante o dia.
Cólicas Menstruais Pode resolver o problema tomando-se chá de folhas de arruda (sem açúcar), chá de louro adoçado com açúcar queimado ou chá de salsa.
Desmaio Para despertar uma pessoa desmaida basta triturar um dente de alho e fazer com que o paciente sinta o cheio do alho. Em seguida, faça uma leve massagem no pulso com o restante do alho.
Diarréia Uma dieta à base de maçãs pode ser eficiente no combate a diarréia.Rale 1 Kg de maçã e coma pequenas porções em intervalos regulares durante todo o dia.Não coma outro tipo de alimento durante esse período.
Dor de cabeça Tome uma xícara de chá preto.
Dor de garganta Prepare um chá com algumas folhas de malva.Com o chá frio faça gargarejos com ele três vezes ao dia.
Fraqueza Misture um pouco de mel com o sumo de algumas folhas de hortelã. Tome pequenas porções em dias alternados.
Frieiras Ferva em 1L de água 70g de visco e coe em seguida.Lave com este liquido as regiões afetadas várias vezes ao dia.
Furúnculos Ferva um punhado de folhas secas de altéia numa quantidade pequena de água. Deixe esfriar e espelhe as folhas sobre uma gaze para aplicar sobre o furúnculo.
GastriteRale algumas maçãs verdes sem o talo e coma durante todo o dia.
Gengivas Sensíveis Ferva 50g de folhas de sálvia em um litro de água. Deixe esfriar e coe em seguida.Beba 4 xícaras ao dia e paralelamente faça gargarejos com o preparo.
GravidezInchaço nas pernas Ferva 30g de cabelo de milho por quinze minutos em dois litros de água. Deixe esfriar um pouco e coe.Tome 2 xícaras ao dia.
Gripe Faça um chá com um dente de alho, uma folha de mamão seca ao sol e um limão cortado.Tome três doses ao dia.
Hemorragia Misture pó de café com suco de limão e coloque sobre o ferimento.Leite de mamona também é eficiente para estancar a hemorragia, além de facilitar a cicatrização.

Curiosidades



Curiosidades

Simbolismo de algumas plantas do nosso jardim - cada planta tem um simbolismo que lhe foi atríbuido há milhares de anos. Eis alguns deles:
Açúcena - saudade
Alecrim - ciúme
Macieira - amor
Endro -preguiça
Hortelã - crueldade
Papoila - justiça
Linho - santidade
Hera - ambição
Oliveira - paz
Lírio - pureza
Manjerona - prazer
Videira - alegria
Jacinto - sabedoria
Joio - inveja
Olaia - traição
Nogueira - virtude
Azinheira - tristeza
Romãzeira - perfeição
Carvalho - fortaleza

Definições

As tisanas são obtidas a partir de água e podem ser de três tipos:
Infusão - prepara-se colocando água a ferver sobre as partes vegetais seleccionadas da planta (geralmente folhas e/ou flores). Deixam-se as plantas dentro da água fervente cerca de 10 a 15 minutos ou conforme a receita e, de seguida, passa-se o líquido pelo filtro.
Decocção - as partes vegetais seleccionada são colocadas em água fria num recipiente fechado que, de seguida, se aquece até o líquido entrar em ebulição, deixando-o ferver alguns minutos (conforme a receita). Por fim filtra-se.
Maceração - é uma preparação líquida que requer uma imersão longa. As partes vegetais seleccionadas são colocadas em água fria num recipiente que é depois tampado e deixado a repousar em local fresco (mas não no frigorífico) durante uma noite ou dia ou mesmo semanas (conforme a receita), sendo, no fim, filtrada. A maceração pode também ser feita com vinho, álcool ou óleo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Introdução


Pode-se afirmar que o hábito de recorrer às virtudes terapêuticas de certos vegetais se trata de uma das primeiras manifestações do antiquíssimo esforço do homem para compreender e utilizar a Natureza derivado de uma das suas mais antigas preocupações: a originada pela doença e do sofrimento resultante.
É, de facto, admirável que, em todos os continentes, todas as civilizações tenham desenvolvido, a par da domesticação e da cultura das plantas para extracção de alimento, a pesquisa das suas virtudes curativas e que este conjunto de conhecimentos tenha subsistido durante milénios, aprofundando-se e diversificando-se, até aos nossos dias.
Este site, que foi construído no âmbito de uma acção de formação, tem apenas a pretensão de fornecer algumas receitas simples, utilizando plantas medicinais encontradas facilmente em qualquer ervanária, nos ingredientes culinários ou nos nossos jardins, para resolver pequenos problemas do nosso dia-a-dia, como, por exemplo, constipações, queda de cabelo, insónias, etc....